Atualizado em 09/10/2023
Escolas municipais em Pouso Alegre (MG) recebem capacitação socioambiental para nova fase do programa de educação Raízes da União com meta sustentável.
Como objetivo de conscientizar e sensibilizar comunidades, sobretudo alunos e professores de escolas públicas (alunos do 1º ao 5º ano) sobre a importância do meio-ambiente, o braço educacional do Programa Raízes da União, da farmacêutica União Química, premiará três escolas em Pouso Alegre (MG), cidade onde fica situada uma de suas 9 unidades fabris no Brasil. Em nova fase, programa inicia a capacitação de mais de 75 professores da região.
As três escolas: E.M. Sabina de Barros, E.M. Ângelo Cônsoli, e E. M. Josefa de Azevedo Torres, receberão prêmios por sua participação revertidos em itens educacionais como livros didáticos, materiais escolares, projetores, televisores entre outras necessidades listadas pelas escolas vencedoras, no valor total de até R$ 30 mil reais. A classificação para a premiação foi feita a partir da análise dos portfólios produzidos e apresentados pelas instituições no final de 2022.
Com o tema “Água e Florestas, cuidar para não faltar”, novas escolas receberão capacitação socioambiental e irão participar de diversas atividades voltadas ao uso consciente da água, além do plantio de árvores.
O evento contará com autoridades locais e, após a cerimônia, a diretora do Centro de Educação Ambiental de Guarulhos e Consultora do Programa Raízes da União, Mônica Simons, aplicará treinamentos educacionais aos professores da região visando o aprimoramento das práticas e medidas no dia a dia. Além da dinâmica em grupo que apresentará um quebra cabeça “sem solução”, para elucidar que quando o assunto é meio ambiente a união de forças torna possível o desenvolvimento de alternativas para salvá-lo.
“É muito gratificante ver como impactamos as novas gerações. Estarmos presentes para capacitar professores de novas escolas com a temática florestas e água é uma forma de motivar esse grupo grande de educadores e estimular as escolas, além de reconhecer o esforço da continuidade desse trabalho que é fundamental para a região e o meio ambiente”, explica Mônica.
CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
Data: 24 de agosto de 2023
Horário: 17h às 17h40
Local: Escola Profissional Delfim Moreira (Rua Mons José Paulino, 317, Santa Cruz, Pouso Alegre – MG)
Sobre o Programa Raízes da União
O futuro das pessoas e dos negócios são prioridade para a União Química, que sempre se manteve atenta às questões relacionadas ao meio ambiente. Além disso, foi reconhecida como empresa verde pelo município de São Paulo.
Criado em 2021, o programa Raízes da União foi desenvolvido por profissionais de diferentes setores da companhia e conta com o apoio dos mais de 7,5 mil colaboradores, além de ter como parceiro o Instituto Ipê, o Instituto Estadual de Florestas (MG) e o Instituto Arvoredo (DF). O principal objetivo é alcançar a meta de 1 milhão de árvores plantadas até 2027. Inicialmente estão sendo plantadas espécies nativas dos biomas da Mata Atlântica e Cerrado, com apoio de especialistas ambientais e parceiros técnicos selecionados cuidadosamente pela União Química.
Além de serem os biomas típicos das localidades onde estão inseridas as unidades fabris da União Química, ambos estão entre as 36 áreas de conservação prioritárias no mundo, ambientes que detêm altíssima biodiversidade, na maior parte única e endêmica, mas ao mesmo tempo altamente ameaçada, com a perda de mais de 70% do território original do bioma.
Braço Educacional
O pilar educacional do Programa Raízes da União encerrou o trimestre com a confirmação de 5 cidades no Programa, dente elas, Pouso Alegre, Embu Guaçu, Santa Maria, Taboão da Serra e Guarulhos, locais onde o grupo União Química possui plantas fabris, tendo a participação de mais de 100 escolas, cerca de 2 mil professores capacitados e mais de 29.000 alunos que serão impactados pela temática de educação ambiental.
Os princípios estão alinhados com três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e fortalecem a agenda 2030, da qual o Brasil é signatário. Esse pacto é um plano global que visa promover, até essa data, um mundo melhor para todos os povos e nações. O papel dos ODS é ajudar empresas, projetos e organizações a criarem um norte para essas ações.
Sobre a União Química
O Grupo União Química se posiciona entre as maiores indústrias farmacêuticas brasileiras, com crescimento de mais de dois dígitos ao ano, nos últimos cinco anos. A estrutura está definida em cinco unidades de negócios: Farma (OTCs, Marcas e Genéricos), Genom (Prescrição Médica), Hospitalar (Hospitais Públicos e Privados), Agener Saúde Animal e Terceirização para grandes empresas nacionais e multinacionais.
O Grupo União Química possui um dos maiores complexos industriais do mercado farmacêutico, com nove plantas e um centro de distribuição que atendem com excelência às normas nacionais e internacionais de produção e distribuição de medicamentos. A fábrica Bthek (DF) se dedica à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de medicamentos biotecnológicos. A biotecnologia faz parte do presente e do futuro do Grupo União Química.