x

Ômega 3: o aliado dos pets

Atualizado em 17/11/2022

Médica oncologista veterinária destaca os benefícios deste suplemento para o bem-estar de cães e gatos

Novembro, 2022. “O Alfredo é um cãozinho fitness!”. É assim que o personal trainer Cleiton Nogueira define o seu parceiro de corrida, o pequeno Alfredo, que com pouco mais de um ano já é um companheiro assíduo dos cuidados com a saúde e o bem-estar do dono.

“Tento manter uma rotina de atividades contínuas com o Alfredo. Além das corridas e caminhadas, invisto também em uma alimentação regrada, para que ele se alimente de forma nutritiva e saudável. Ele adora água de coco, por exemplo. Então, tento sempre manter a despensa abastecida para não recorrer a produtos que não são de linhas saudáveis para pet”, explica o personal.

Alfredo é um case diferenciado frente à uma realidade nacional que indica que o número de cães brasileiros obesos ou com sobrepeso cresceu 108% e o de gatos, 114%, entre 2011 e 2020, segundo levantamento do Banfield Pet Hospital, que mostrou ainda que cerca de 40% dos pets convivem com a doença. O alto índice preocupa Juliana Cirillo, médica veterinária, especialista em oncologia e parceira da Agener, unidade de negócios da União Química focada em saúde animal e líder no mercado pet na categoria de produtos medicamentosos e de manutenção da saúde animal. A especialista destaca que diversos fatores favorecem estes indicadores, como o sedentarismo e a falta de uma alimentação adequada, que deixam os animais suscetíveis a diversas doenças.

“Uma dieta equilibrada, em tese, não requer suplementação, mas, é preciso que os donos de pets estejam sempre atentos às necessidades desses parceiros, pois em alguns casos determinados nutracêuticos podem trazer benefícios adicionais à saúde dos pets. Hoje, com o avanço da ciência e da medicina veterinária, temos no mercado linhas de produtos que apresentam ação anti-inflamatória e contribuem para a preservação da massa magra nos pacientes, por exemplo”, observou.

O Ômega 3 e seus inúmeros benefícios na jornada de cuidados com a saúde de cães e gatos é um dos destaques na lista de itens obrigatórios para os pets, segundo a médica veterinária.

“O paciente obeso é um paciente inflamado e o consumo desta substância ajuda a reduzir consideravelmente essa inflamação. Além disso, ele pode ser indicado para pacientes com artrose, por exemplo, como tratamento adjuvante no controle da dor”.

Rico em ácidos graxos, o ômega 3 é um nutracêutico essencial não produzido pelo organismo, e por isso deve ser obtido através da dieta, segundo a médica veterinária. Outra observação importante da oncologista é que mesmo animais que adotam alimentação natural é essencial o acompanhamento de um nutricionista para uma dieta equilibrada.

“O nutricionista vai indicar as proporções ideais de consumo de proteínas, lipídios e carboidratos de forma individualizada e planejada. É muito comum vermos casos em que os animais chegam debilitados por causa de uma alimentação pobre em nutrientes. A falta de vitamina D ou a carência de cálcio e outros minerais são comuns em animais que recebem uma dieta caseira feita sem a orientação profissional de um nutricionista”, revela a veterinária.

Ainda de acordo com a especialista, algumas situações comuns observadas nos animais, como a presença de doença periodontal, ou mesmo o sobrepeso e obesidade conforme citado anteriormente, são situações que induzem a um estado de inflamação sistêmica crônica no paciente.  “Essa inflamação abre uma janela de oportunidades para o surgimento de outras doenças. Por isso destacamos a importância de uma dieta equilibrada, seja ela através do consumo de ração ou da alimentação natural. O uso de determinados nutracêuticos na dieta pode ser benéfico também para melhorar a qualidade da pelagem de cães e gatos, a função do sistema imunológico, a manutenção de uma microbiota intestinal saudável, assim como proteger o sistema cardiovascular e renal”, explica Juliana Cirillo.

A profissional ressalta que o consumo de ômega 3 pelos pets pode contribuir muito para a qualidade de vida e saudabilidade dos cães e gatos e lista alguns dos benefícios trazidos pelo nutriente. Confira abaixo.

Ômega 3 e seus benefícios para o bem-estar e qualidade de vida dos pets:

  • Auxilia na recuperação de lesões cutâneas;
  • Auxilia no controle da coceira em animais com dermatites alérgicas;
  • Potencializa a recuperação de quadros inflamatórios em geral;
  • Ajuda no controle da dor em animais com doenças osteoarticulares;
  • Contribui na proteção cardíaca e renal;
  • Auxilia na manutenção da musculatura
  • Pode ser usado na nutrição de animais diagnosticados com câncer.

 

Sobre a União Química

Com capital 100% nacional e com 85 anos de história, o Grupo União Química se posiciona entre as maiores indústrias farmacêuticas brasileiras, com crescimento de mais de dois dígitos ao ano, nos últimos cinco anos. A estrutura está definida em cinco unidades de negócios: Farma (OTCs, Marcas e Genéricos), Genom (Unidade de Prescrição Médica), Hospitalar (Hospitais Públicos e Privados), Agener Saúde Animal e Terceirização para grandes empresas nacionais e multinacionais. O Grupo União Química possui um dos maiores complexos industriais do mercado farmacêutico, com dez plantas e um centro de distribuição que atendem com excelência às normas nacionais e internacionais de produção e distribuição de medicamentos. As Fábricas Bthek (DF) e Union Agener (EUA) são dedicadas à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de medicamentos biotecnológicos. A biotecnologia faz parte do presente e do futuro do Grupo União Química.

 

Atendimento à imprensa União Química |FSB Comunicação

Juliete Lino | juliete.lino@fsb.com.br | (11) 9.7993-5429
Viviane Melém| viviane.melem@fsb.com.br | (11) 9.97171.1524

 





Ir para o topo