Novidades
Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.
Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.
Atualizado em 23/08/2021
A resposta é simples: praticar atividade física regularmente e cuidar da alimentação ainda são os passos essenciais para manter os bons níveis do colesterol
Você se lembra quando foi a última vez que verificou o nível de seu colesterol?
Pode parecer exagero, mas manter os bons níveis de colesterol é primordial para o funcionamento do corpo humano. Ele faz parte da produção de hormônios, vitamina D e ácidos biliares que atuam na digestão e na absorção das gorduras no intestino.
Por outro lado, quando suas taxas estão elevadas, o colesterol aumenta o risco de complicações como diabetes e doenças cardiovasculares.
É por isso que, sempre que possível, reforçamos a importância da realização de exames anuais. Esta é a única forma para verificar se o seu corpo está em dia com o colesterol e garantir que não haverá nenhuma complicação em função de altos níveis.
O dia 8 de agosto é celebrado como o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, pos isso separamos duas orientações que você deve sempre seguir para manter os níveis de colesterol em dia e evitar danos à sua saúde.
Pratique a atividade física regularmente
Para auxiliar na redução do colesterol, é importante realizar alguma atividade física de forma regular. Caminhar durante 30 minutos, de 3 a 4 vezes por semana, por exemplo, já é um bom começo. Mas vale lembrar que é sempre bom contar com o acompanhamento médico, que vai te orientar, sobretudo com relação a possíveis limitações que você possa ter.
Cuide da alimentação
A alimentação para controlar o colesterol alto deve limitar o consumo de alimentos com gordura, industrializados e açúcar. Além disso, deve-se evitar frituras e produtos a base de gordura hidrogenada, refeições prontas tipo “fast food”, carnes vermelhas gordas, embutidos e bebidas alcóolicas.
O que comer para evitar o aumento do colesterol?
Alimentos ricos em fibras, como a farinha e os farelos de aveia, a cevada e as leguminosas ajudam a absorver o excesso de colesterol no intestino e a eliminá-los do corpo.
É importante comer ainda, no mínimo, cerca de cinco porções de legumes e frutas frescas por dia.