Novidades
Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.
Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.
Atualizado em 16/11/2023
Você sabia que existem diferentes tipos de xarope para tosse? Isso se deve à variedade de causas para o incômodo sintoma, o que também demanda o uso de substâncias e princípios ativos que agem no problema.
Daí, a importância em conhecer os tipos de tosse — como a tosse seca ou com catarro. E, sem dúvidas, o diagnóstico feito por um médico especialista, visando a melhor prescrição para cada caso.
Conheça, então, quais são os principais tipos de xarope para tosse e como eles funcionam.
Um remédio para tosse age diretamente no alívio do sintoma. E o tipo de xarope, consequentemente, vai combater os elementos associados à tosse.
Exemplo disso pode ser observado em casos nos quais a tosse vem acompanhada de catarro. Ou, ainda, se diagnosticado que o motivo para a tosse tem origem em algum tipo de alergia no paciente.
Por isso, há um tipo de xarope para tosse conforme as próprias características do sintoma.
Qualquer tratamento para a tosse deve passar, primeiramente, pela avaliação médica. Pois se existem diferentes tipos de xaropes (e de tosses), o diagnóstico deve partir da opinião de um especialista.
Além disso, a abordagem terapêutica vai ser diferente em cada paciente. Isso porque, a dosagem de xarope mais adequada é direcionada a partir da idade e até mesmo do peso, no caso de crianças.
Por isso, a quantidade de xarope e a frequência do medicamento vão ser diferentes para uma criança com 8 anos de idade, por exemplo, e um adulto com mais de 50 anos. Não à toa, a automedicação pode não surtir o efeito desejado sem a observação clínica dessas características
Mencionamos, anteriormente, que independentemente do tipo de xarope para tosse, é fundamental entender a origem da tosse e a forma que ela afeta o paciente.
Por exemplo:
Antes de falarmos especificamente sobre cada tipo de xarope para tosse, vale reforçar um conceito: você sabe o que é a tosse?
Esse sintoma é caracterizado pela expulsão involuntária de ar dos pulmões. Isso ocorre subitamente e forçado com o objetivo principal de limpar as vias aéreas e protegê-las de elementos nocivos à integridade delas.
Assim, podemos expandir o tema com algumas questões que já mencionamos. Como é o caso dos diferentes tipos de tosse que existem. Por exemplo: a tosse produtiva (com catarro) ou não produtiva — também conhecida como seca.
Mas tem como ir além e avaliar outras manifestações da tosse, como veremos a seguir.
A tosse aguda é aquela que pode durar até três semanas. Independentemente de ser uma tosse seca ou produtiva.
Já a tosse subaguda tem uma duração média de três a oito semanas.
E, por fim, a tosse crônica, que resiste e não desaparece mesmo após oito semanas de duração.
Já vimos o que é a tosse e qual é a ação esperada de um xarope para alívio do sintoma. Também mencionamos que uma série de fatores pode desencadear a tosse, o que influencia as suas características (como frequência, duração e intensidade).
Por isso, reunimos, abaixo, alguns dos principais tipos de xaropes para tosse. Assim, fica mais fácil identificar a melhor solução conforme cada caso. E, também, para compreender os motivos para o médico sugerir um tipo de xarope para tosse, especificamente, em detrimento de outro. Entenda, a seguir.
Leia também: conheça a melhor vitamina para dar energia
Xaropes com ação antialérgica são indicados quando o sintoma foi estimulado por algum tipo de alergia, como fumaça de cigarro, poluição ou pelo de animais.
No geral, esse tipo de xarope para tosse não é indicado quando ocorre uma infecção das vias respiratórias.
Com ação diversificada, o xarope antitussígeno atua diretamente no controle da tosse por meio do sistema nervoso central.
Sua indicação é também recomendada somente com prescrição médica, já que o antitussígeno pode causar efeitos colaterais ao longo do seu uso, como:
Esses são, inclusive, alguns dos motivos pelos quais um xarope antitussígeno só deve ser prescrito com prescrição e acompanhamento médico.
Saiba mais: o que a deficiência de vitaminas pode causar
Também conhecidos como fluidificantes, os xaropes com efeito expectorante são indicados para os casos de tosse produtiva (com muco) para, assim, ajudar a fluidificar o catarro e também para facilitar sua eliminação.
Vale ressaltar que, no geral, esse tipo de xarope para tosse não é indicado para crianças menores de dois anos. Com isso, é importante marcar uma consulta com o pediatra antes de medicar a criança por conta própria.
Então, mesmo tendo avaliado os diferentes tipos de xaropes para tosse, deve ter ficado claro que a automedicação nunca é indicada. O uso de medicamentos deve levar em consideração tanto as características do paciente quanto a aplicação de cada um desses xaropes.
Por isso, sempre consulte-se com um médico especialista. E aproveite para usar os conhecimentos adquiridos neste post para discutir com o especialista a melhor abordagem para cada caso.
Justamente por conta disso, convidamos você a conhecer o Hytós Plus. O xarope é indicado para tosse que envolve componente alérgico.
Clique aqui e saiba mais sobre o Hytós Plus
Há um tipo de xarope para tosse especificamente para lidar com o problema que você está enfrentando. E ao conhecê-los, você aprende mais sobre o funcionamento do corpo e as formas com as quais o organismo combate as mais variadas doenças.
Atenção, apenas, para não automedicar-se. Esse é o papel fundamental de um médico e ele pode prescrever a solução ideal dentro das características de cada paciente.
Esperamos, então, que este conteúdo tenha te ajudado a aprender mais sobre os diferentes tipos de xaropes para tosse.
Fontes
II Diretrizes brasileiras no manejo da tosse crônica
Utilização de Xaropes para a Tosse em Idade Pediátrica
Guia de prática clínica sinais e sintomas respiratórios: tosse