Novidades
Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.
Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.
Atualizado em 30/07/2020
Em meio à crise global, a companhia termina o primeiro semestre com resultados favoráveis
Nos últimos cinco anos, a União Química experimentou um crescimento médio anual de 21% em receita bruta. Em 2019, o crescimento da companhia foi de 19,8% em vendas no canal farmácia enquanto o mercado cresceu 10,7%. Em 2020, apesar dos profundos impactos provocados pela pandemia de Covid-19, a companhia manteve o ritmo de crescimento. O segundo semestre não será diferente, a empresa prevê manter o crescimento na casa dos 20% e tem como meta ampliação da capacidade de produção com novas tecnologias e de novas áreas fabris.
Além disso, ao longo deste ano, a empresa pretende lançar 38 produtos para a área de saúde humana, e outros 10 para Saúde animal, sendo que 17 já foram lançados no mercado.
“O primeiro semestre foi bom, como foram os anos anteriores”, afirma o presidente da empresa, Fernando de Castro Marques, que já dedicou 49 de seus 66 anos à União Química. “todas as nossas divisões têm conseguido uma performance importante, com relação a desenvolvimento, estratégia de marketing e produtos.”
Esses números expressivos indicam que a companhia brasileira, fundada há 84 anos, fez a lição de casa para se ajustar rapidamente às novas condições impostas pela pandemia. Em um momento em que o setor de pesquisa e desenvolvimento ganha ainda mais destaque, a companhia, pretende investir R$ 100 milhões nessa área. “É um investimento necessário para acompanhar o desenvolvimento tecnológico que acontece no mundo”, afirma o presidente.
Como foi possível sustentar o ritmo acelerado de crescimento? “Mantermos a nossa atuação embasada em uma prática industrial e comercial de preços acessíveis, com a garantia de produtos fabricados dentro dos mais criteriosos padrões de qualidade”, responde Marques.
CRESCIMENTO SÓLIDO
Os oitos complexos da companhia, incluindo uma planta nos Estados Unidos, somam 189 mil metros quadrados de área construída. Trata-se de um dos maiores parques fabris do setor farmacêutico, sustentado por uma empresa de capital 100% nacional e que gera mais de 5.800 empregos. A empresa se organiza em três unidades de negócios: Saúde Humana, Saúde Animal e Terceirização. Na saúde humana e animal, a União Química atende com suas linhas a 124 classes terapêuticas. Ao todo, o portfólio da companhia está em torno de 346 produtos, com 571 apresentações nas duas divisões, segundo dados da própria empresa. Alguns líderes de mercado, como a lágrima artificial Lacrifilm e Ciclo 21, o anticoncepcional mais vendido da classe em unidades, são produzidos pela União Química.
O grupo produz por volta de 35 milhões de unidades de produtos todos os meses. A companhia também faz parte da joint-venture de biotecnologia farmacêutica Bionovis, formada pela União Química e outros três líderes do mercado farmacêutico brasileiro Aché, EMS e Hypera Pharma. “Buscamos oportunidades em diversas frentes, desde novos investimentos e perspectivas de crescimento pautadas em negócios pioneiros até o lançamento de novas moléculas”, afirma o presidente.
Para Fernando de Castro Marques, as perspectivas para o setor são positivas. “A indústria farmacêutica cresce e vai continuar crescendo. Mas as empresas que vão se sobressair são aquelas capazes de se manter inovando.”
“O desafio é se reinventar dentro do setor, mas a inovação faz parte do DNA da União Química e por isso sempre estamos analisando o caminho mais estratégico para alcançarmos a nossa meta de crescimento.”
Fonte: Jornal Valor econômico – Edição – 31/07/2020