institucional
Quem somos Nossa História Unidades fabrisA União Química acredita que uma governança sólida e meritocrática, orientada para a criação de valor a longo prazo, facilita o acesso ao capital, contribui com o crescimento e a perenidade dos negócios. O Sistema de Governança Corporativa da União Química, baseia-se em quatro princípios básicos, de acordo com o Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa (IBGC): transparência; equidade; prestação de Contas; e responsabilidade corporativa.
A estrutura do sistema de governança corporativa da União Química é composta por Conselho de Acionistas, Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Diretoria Estatutária, Comitês e pela Secretaria de Governança. O sistema de Governança Corporativa atua em consonância com as melhores práticas de mercado a fim de assegurar que seus processos estejam alinhados com as diretrizes de governança estabelecidas pelo Conselho de Administração.
Os Órgãos da Administração têm como finalidade zelar pelo melhor interesse da União Química, levando em conta os interesses dos acionistas e dos demais agentes com os quais a companhia e suas subsidiárias interagem, visando à perpetuidade dos negócios.
A companhia instituiu o Conselho de Administração, composto por oito (8) membros eleitos em Assembleia Geral, com mandato unificado de três anos, as atribuições do Conselho são estabelecidas pelo Estatuto Social e pela legislação aplicável. Trata-se de um órgão de deliberação colegiada, responsável pelo estabelecimento das políticas e diretrizes gerais de negócio, incluindo a estratégia de longo prazo, o controle e a fiscalização de desempenho da companhia.
Paula Melo Suzana Gomes
Presidente do Conselho de Administração
Data da eleição: 13/04/2022 | Término do mandato: 3 anos | Mandatos consecutivos: 1
Miguel Giudicissi Filho
Membro Efetivo do Conselho de Administração
Data da eleição: 13/04/2022 | Término do mandato: 3 anos | Mandatos consecutivos: 1
Roberto Cornette Marques
Membro Efetivo do Conselho de Administração
Data da eleição: 13/04/2022 | Término do mandato: 3 anos | Mandatos consecutivos: 1
José Luiz Junqueira Simões
Membro Efetivo do Conselho de Administração
Data da eleição: 13/04/2022 | Término do mandato: 3 anos | Mandatos consecutivos: 1
Dorothea Werneck
Membro Efetivo do Conselho de Administração
Data da eleição: 13/04/2022 | Término do mandato: 3 anos | Mandatos consecutivos: 1
Marcos Prado Troyjo
Membro Independente do Conselho de Administração
Data da eleição: 30/09/2022 | Término do mandato: 3 anos | Mandatos consecutivos: 1
Fernando Cornette Marques
Membro do Conselho de Administração
Data da eleição: 30/09/2022 | Término do mandato: 3 anos | Mandatos consecutivos: 1
Rui Willig
Membro Independente do Conselho de Administração
Data da eleição: 30/09/2022 | Término do mandato: 3 anos | Mandatos consecutivos: 1
Aline Lobato Feitosa Brandao
Membro Efetivo do Conselho de Administração
Data da eleição: 05/06/2024 | Término do mandato: 1 ano | Mandatos consecutivos: 1
Geraldo Thadeu Pedreira dos Santos
Membro Efetivo
Graduado como cirurgião dentista na Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG – 1969), o Sr. Geraldo também possui pós-graduação em periodontia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA-OSEC - 1980). Nos últimos cinco anos, além de atuar como Conselheiro Fiscal da Companhia, atuou como assessor da Diretoria dos Correios (2018).
Ricardo Gus Maltz
Membro Efetivo
Graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS – 1984), o Sr. Ricardo é mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EBAPE RJ – 2011), possui pós-graduação e MBA em Finanças e Gestão Empresarial também pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EPGE – 2010). Nos últimos cinco anos, teve as seguintes experiências profissionais: (i) membro do Conselho Fiscal da Arezzo Indústria e Comércio S.A. desde maio de 2018, e (ii) sócio-diretor da Legati Consultoria em Gestão Empresarial desde 1995.
Rostyslav Volodymyrovich Tronenko
Membro Efetivo
Graduado em letras pela Universidade Tarás Shevtchenko em 1984, o Sr. Rostyslav é mestre em Ciência Política pela Academia Diplomática da Ucrânia junto ao Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia (2006). e possui 35 anos de experiência na área de Relações Internacionais. Em 2005, foi consagrado Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Ucrânia na República Portuguesa. Em 2010, foi designado como Diretor-geral do II Departamento Territorial do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, responsável pelas relações bilaterais com países da Europa Ocidental e das Américas. Em 2012, recebeu o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Ucrânia na República Federativa do Brasil, cargo que ocupou até 2021. Atualmente, ministra palestras no âmbito acadêmico.
Juarez Raniero Fonseca
Membro Suplente
O Sr. Juarez é empresário, e atua nos últimos cinco anos, na condução de negócios no ramo do agronegócio em território nacional.
Pierre François Roulet
Membro Suplente
O Sr. Pierre possui graduação em Administração de Empresas com ênfase em Marketing e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV – 1980) e MCF no IMD Business School de Lausanne (1993), bem como participações no Programa de Desenvolvimento de Conselheiros, da Fundação Dom Cabral (2017). Nos últimos cinco anos, teve as seguintes experiências profissionais: (i) consultoria para Artivinco (2013-2017), (ii) consultoria para a Partner Consulting (2018-atual), (iii) consultoria para o Grupo Santa Maria (2018-atual), e (iv) sócio fundador do Ville la Rochelle Espaço Boutique de Eventos (2020-atual).
Alexandre Ribeiro Meyer Pflug
Membro Suplente
Graduado em Educação Física pela Faculdade Metropolitanas Unidas (2001), o Sr, Alexandre, nos últimos cinco anos, atuou como diretor da divisão de qualidade de vida, entre 2013 e 2018, e como superintendente, desde 2018 até o presente momento, do SESI – Serviço Social da Indústria de São Paulo.
A Companhia possui 3 (três) comitês técnicos e consultivos, conforme previsto no parágrafo único do artigo 16 do Estatuto Social, cuja função é prestar suporte e assessoria técnica ao Conselho de Administração, instaurados a partir de 06 de julho de 2022:
1. Comitê Técnico e Consultivo de Excelência Operacional - têm como objetivo monitorar métricas e indicadores relacionadas a excelência operacional garantindo assim a segurança da capacidade produtiva frente as demandas, assegurando o incremento da receita e melhoria contínua das operações elevando o nível de compliance.
2. Comitê Técnico e Consultivo de Excelência em Inovação - cujo intuito é consolidar as estratégias das áreas envolvidas em definição de pipeline, desenvolvimento e lançamento, buscando métricas para melhoria da assertividade e prazos relacionados;
3. Comitê Técnico e Consultivo de Excelência em Vendas - tem como finalidade o monitoramento das atividades do setor de vendas para que assim possa mensurar o desempenho da área de vendas frente ao mercado farmacêutico nacional.
A União Química é associada ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) desde 03/02/2020, com o intuito de apoiar e incentivar as melhores práticas de governança corporativa junto ao instituto de referência nacional e internacional.
https://www.ibgc.org.br/
Em 2022 a União Química foi certificada com o Selo WOB (Women on Board), iniciativa independente que visa valorizar e divulgar a existência de ambientes corporativos com a presença de mulheres em conselhos de administração ou conselhos consultivos, para demonstrar os benefícios desta diversidade ao mundo empresarial e à sociedade.
A União Química foi posicionada em 4° lugar no ranking com as melhores empresas do Brasil no quesito Governança Corporativa, pelo Anuário Época NEGÓCIOS 360º. O Anuário Época NEGÓCIOS 360º é produzido em parceria técnica com a Fundação Dom Cabral, a partir da avaliação das melhores empresas do Brasil em seis dimensões da gestão: desempenho financeiro, governança corporativa, pessoas, inovação, visão de futuro e sustentabilidade.
O compromisso com as boas práticas de governança corporativa garantiu para a União Química a obtenção da classificação de risco de crédito “AA”, com perspectiva estável, emitido pela agência de risco internacional Fitch Ratings, além de obter o registro de companhia emissora de valores mobiliários categoria “B”, perante a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A União Química possui o compromisso com a transparência, a ética, combate à corrupção e as boas práticas de governança corporativa, sendo a integridade parte dos seus negócios, devendo guiar todos os colaboradores e terceiros que se relacionarem com a companhia.
Para tanto, instituiu seu programa União pela Integridade - Ética no centro de nossa cultura, que visa fomentar e consolidar uma cultura organizacional ética, íntegra e sustentável, bem como prevenir, detectar e responder às práticas de corrupção, fraude, irregularidades e outros desvios de conduta. O programa é estruturado em nove pilares, sendo o comprometimento da alta administração condição indispensável e permanente para o fomento a uma cultura ética e de respeito às leis.
Visando garantir a eficácia do União pela Integridade companhia possui como base para suas ações seu Código de Ética, Política Anticorrupção e Prevenção à Lavagem de Dinheiro que são guias de referência para todos os colaboradores, fornecedores e parceiros da organização, estabelecendo os princípios e as normas que definem as práticas de atuação da União Química, delimitando parâmetros éticos e morais.
A companhia possui também um Canal de Ética, uma importante fonte de informação para a identificação de desvios relacionados ao Código de Ética, políticas, normas, procedimentos da empresa, bem como legislações. O canal tem o propósito de também gerenciar sinais relacionados a fraudes e más condutas para o controle de riscos corporativos. Com ela é possível balancear os benefícios envolvidos para a empresa e seus colaboradores, além de prover uma abordagem formal para identificar, documentar e tratar denúncias e relatos, garantindo que todos os reportes sejam identificados, analisados e gerenciados de forma adequada.
As denúncias de violações destes princípios podem ser realizadas por colaboradores, terceiros, clientes ou partes interessadas, por meio dos seguintes canais:
I. Telefone 0800 601 8698 (Canal de Ética União Química); ou 0800 900 9003 (Canal da Mulher – Todos por Todas);
II. Site www.contatoseguro.com.br/uniaoquimica; ou www.contatoseguro.com.br/uqtodosportodas(Canal da Mulher - Todos por Todas);
III. Aplicativo do celular “Contato Seguro” (Android / iOS);
IV. Email: compliance@uniaoquimica.com.br